quarta-feira, 1 de junho de 2016

Escrita Criativa

O desafio foi escrever todas as palavras possíveis com as letras:

A    P    R    T    O  

que são: prato; porta; parto; trapo; rapto; tropa; optar; tapar e potra

Os textos que inventámos são os seguintes:

A costureira tem um trapo num prato.
Quando foi embora fechou a porta.
Em casa tem uma potra que estava a ter um parto.
De noite na loja houve um rapto, mas um homem estava a topar.
Na manhã seguinte tiveram de optar pôr tropa à volta da loja.

Mafalda Parada Dinis


Eu como no prato e vou optar por comer mais legumes do que doces.
Eu entro pela porta e vejo a tropa para me treinar.
Eu estou a brincar e parto um copo, ao mesmo tempo que vejo na televisão um rapto.
Fui à cave com a minha mãe e ela deu-me a sua boneca de trapo.
Fui ver televisão e vi uma potra a passear, e eu depois estive a topar uma pessoa na casa-de-banho.

Bárbara Fernandes dos Santos


Um ladrão partiu a porta e fez um rapto. Estava uma potra a topar a cena com um trapo na cabeça e o ladrão preferiu optar por fugir por uma janela porque a tropa vinha aí e um homem disse:
- Eu parto a parede .
E sem querer partiu um prato.

Eva Almeida Pinto



Num dia, igual a todos os outros um tropa levantou-se de madrugada, e foi comer o pequeno almoço no prato de loiça.
Quando acabou de comer levou o prato até à máquina e a porta não abriu. Mandou-se contra a porta e viu-se uma televisão em que estava a dar uma potra a ver um rapto.
Saiu de novo e viu que estava atrasado para o trabalho, correu e quis optar por entrar no grupo às escondidas, mas o chefe conseguiu-o topar, quando ia atrás dele e escorregou num trapo.
Então o general disse assim:
- Eu parto para Angola e tu para Moçambique.
Claro que ele  ficou aborrecido porque ninguém gosta de lutar mas ao menos o chefe não lhe deu na cabeça.

Telmo Miguel Canha Francisco Santos


A tropa prefere optar por mamíferos como animais de estimação do que outros tipos de animais, e então escolheram uma potra. O seu parto foi há dois meses atrás.
Deram-lhe um prato com aveia que estava perto da porta, e os militares estiveram a topar o que a potra fazia.
Depois de tudo a potra adormeceu e então os militares puseram-lhe um trapo em cima dela para ela dormir quentinha.
Na manhã seguinte pensaram que tinha havido um rapto e os militares ficaram muito tristes, mas afinal  o que tinha acontecido foi que a potra foi ter com a sua família.

Mafalda Isolina Lopes Vieira


Atrás da porta da tropa estava uma potra num parto porque estava a nascer.
Então eu acabei por optar de entrar pela outra porta que tinha um prato com um trapo. Mesmo antes de eu entrar tinha ocorrido um rapto, sem violência. Eu acabei por topar o meu cansaço e fui-me embora.

Maria Margarida Santiago dos Reis


Era  uma vez uma potra do campo chamada Lucinda.
A Lucinda encontrou outra potra chamada Bela, que perguntou:
- Olá, como é que tu te chamas?
- Chamo-me Lucinda e tu?!
- Eu chamo-me Bela, queres formar uma tropa de nós as duas?
- Sim! O que tu queres fazer ?
- Hummm! Já sei, mas sou só eu que faço, OK ?
- Sim, mas o que é ?
- Eu parto a porta e depois tu entras e fazes uma distração e eu trago um prato cheio de comida para nós comermos.
- Que bom, obrigado!
- De nada.

Rafael Jorge Lopes Tavares


Abro  a porta da cozinha e a minha mãe pede-me para lavar a louça. Já a lavar a louça um prato parto ela chateia-se e diz-me para ir para outro lado.
E eu vou para o meu quarto e arranjo um trapo para fazer uma boneca.
Com a boneca acabada eu brinco aos ladrões e rapto a boneca.
Farto-me de brincar e fico indecisa se vou lá para fora ou vejo televisão.
Fui perguntar à minha mãe e ela disse-me para optar por ir lá para fora.

Sofia Claro Pereira



Uma mulher abre a porta da cozinha da sua casa para pôr um prato, mais um prato para ela, para o seu marido e o seu filho jantarem. Eles tinham de optar pela comida que queriam comer e escolheram um bife com arroz.
No fim de comer foram dormir mas esqueceram-se de fechar a janela da sala, então aconteceu um rapto em casa deles.
Na manhã seguinte eles repararam naquilo e chamaram a polícia que disse:
"Eu vou apanhá-lo com a minha tropa que usa um trapo como chapéu para uma potra mas quando eu topar isso eu parto tudo.

Maria Luís Santiago dos Reis




3 comentários:

  1. Que giros textos! Parabéns... Espero que escrevam sempre muito.
    Um beijinho a todos

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Margarida Fonseca Santos3 de junho de 2016 às 13:43
    Que giros textos! Parabéns... Espero que escrevam sempre muito.
    Um beijinho a todos

    Responder

    Unknown20 de setembro de 2016 às 08:48
    ai! que grande nostalgia!só de pensar fico emocionada! é engraçado lembrar de que fiz isto no primeiro, segundo, terceiro e quarto ano, e agora já ando no quinto! um GRANDEEEEEE beijinho para A PROFESSORA e para a NOVA TURMA que vai ocupar o meu lugar e dos meus amigos para apreder coisas novas com A MELHOR PROFESSORA QUE JÁ TIVEEE! espero que a nova turma aprecie tanto o primeiro ciclo como eu ! E O MAIS IMPORTANTE!- É PARA TRATAR BEM DO BIOGGIE!(pode mostrar isto á nova turma? =P )
    MUITOS BEIJINHOOOOOOOOS!!!!!!!

    DA MARGARIDA

    ResponderEliminar